Strava Aplicativo: Recursos e vantagens

Cada vez mais popular, o Strava é um serviço que permite que o usuário compartilhe e monitore seus exercícios físicos por GPS. Além disso, você pode acessar os dados adquiridos pelo aplicativo de celular ou através do site.

Criado em 2009 por Mark Gainey e Michael Horvath, que ao longo dos anos voltaram suas inovações e tecnologia cada vez mais focada na necessidade do atleta. Sendo assim, se tornou algo essencial para quem desejar acompanhar o progresso em alguma atividade.

Ele deixa que você se conecte em vários dispositivos como celular (Iphone e Android), pelo computador, e também pelo relógio da Apple. Ou seja, você pode deixar seu aparelho em casa e ter informações do seu trajeto no seu pulso.

O serviço do Strava tem um leque de recursos e vantagens que vale a pena saber. Por isso, reunimos elementos do aplicativo para entender o porque ele é o melhor no mundo para quem pratica corrida e ciclismo.

Recursos do Strava

Feed de Atividade

A plataforma do Strava deixa que você compartilhe para o seus amigos fotos e vídeos de suas aventuras, além de dados de suas provas e treinos. Assim como eles podem curtir e comentar nas atividades compartilhadas.

Ele também deixa que você crie e siga clubes dos mais diversos tipos e temas. Assim como, os de corridas onde as pessoas marcam de pedalar em determinado local, clubes de matérias sobre o esporte, e até mesmo dos canais de podcast que falam sobre mundo do ciclismo.

Aliás, canais de podcast vem tendo força com temas relevantes e importantes para atletas que estão envolvidos com a prática, assim como, para quem está começando agora. Muito desses canais de podcast tem clube no Strava e que vale muito a pena seguir, e ouvir.

Segmentos do Strava

Segmentos é um termo usado no Strava para uma parte específica de uma estrada, subida ou trilha. O atleta pode criar um a partir de suas atividades carregadas e alterar conforme queira.

O Strava controla a execução em cada segmento para que você possa ver o progresso com o tempo real. Além disso, você pode compartilhar e comparar com dos outros atletas, marcando algum segmento como favorito.

Estimativa de melhores marcas

O Strava observa a atividade da corrida e identifica o tempo constante mais rápido. Assim como, faz a avaliação das suas melhores marcas tendo como base os dados da sua atividade.

Ela também aponta o tempo mais rápido para distâncias padrão. Por ser consideradas estimativas, elas estão sujeitas diferenças normais na precisão do GPS.

Rotas

Por estar conectado ao GPS, o Strava registra toda e qualquer rota que você faça em seus treinamentos. Assim como marcar quais foram as suas rotas favoritas.

O Strava também mostra quem fez o mesmo trajeto e quais foram os seus resultados, montando uma classificação Além disso, por ser criado por atletas, o serviço indica trechos populares de estrada ou trilha .

Treinamento do Strava

O aplicativo dá um grande suporte para quem quer criar e manter um treinamento diário, semanal, seja qual for a categoria. Além disso, ele também calcula a sua potência média a partir da sua altura e peso.

Todos os registros ficam de fácil de acesso no calendário de treinamento que consta as informações como quilômetros e tempo percorrido, frequência cardíaca, rota, seu desempenho final. Assim como a percepção de esforço e a potência média durante a pedalada.

Flybys

É uma ferramenta que permite exibir sua atividade no Strava, bem como os atletas perto de você em um mapa e uma linha do tempo de comparação. Assim como você consegue ver em qual linha cruzou com outros atletas.

Essa classificação também mostra a distância e a elevação no decorrer de sua atividade. Assim como, as atividade selecionada é traçada no trajeto que você fez.

Conquistas

O Strava também conta com um sistema de desafios que ao final da atividade concluída você ganha um troféu, que possui um emblema diferente para cada meta. Assim como quem fica no topo de um tabela de classificação geral de algum segmento.

Zona de Privacidade

Pensando na segurança e tranquilidade do usuário, o Strava tem a opção de ocultar parte de qualquer atividade anterior ou futura que comece ou termine perto desse lugar. Ou seja, caso queira esconder o endereço da sua casa do percurso a função zona de privacidade não focada no endereço e nem mostrar em sua rota.

Outra parte de segurança do aplicativo é de mostrar as suas rotas feitas para outras pessoas que estão a fazendo. Assim como, ocultando seu percurso da tabela de classificação.

Assinatura da Strava

O aplicativo pode ser usado de maneira gratuita. Porém o Strava possui pacote de assinatura que tem outras funções que pode dar uma força a mais no seu treino.

O pacote de assinatura tem teste de 30 dias grátis para conhecer, e assim efetivar o plano. Vejam quais são esses recursos:

Metas

Essa função do Strava permite que você firme uma meta de tempo e distância semana após semana. Bem como, observar o seu avanço no treino.

O ciclista também pode definir metas de potências para os intervalos em tempo próprio. Bem como, aumentá-las conforme for cumprindo.

Controle de Treinamento

Com o recurso de Controle, o usuário tem acesso ao registro geral do treino, ver e analisar com rapidez seus exercícios. Assim como, identificar padrões e direções.

O aplicativo altera o registro toda vez que vez que você carrega uma atividade, assim alterando os dados.

Planos de Treino no Strava

O Strava oferece vários planos de treinamentos para melhorar seu desempenho seja qual for a categoria. Assim como você pode alterar os planos com base em seu volume de treino na semana.

Os planos apresentam treinos curtos ou longos em quantidade, duração e intensidades variada. Assim como montar a sua própria rota de treinamento colocando os critérios de categoria e solo, e depois poder baixar ela direito no celular ou até mesmo no seu computador.

Os usuários com assinatura também podem baixar as rotas feitas e criadas pelo seus amigos. Basta apertar o botão no canto do trajeto e o pronto, o percurso está salvo em seu dispositivo.

Curva de Potência

Baseados nos registros de treinamento, a curva de potência mostra as melhores marcas feitas no exercício recente e as totais. Além disso, ele te mostra baseado nelas seus pontos fortes e quais sãos os pontos que você precisa melhorar em seu desempenho.

Troféus e Coroas

Quando você carrega alguma atividade como assinante você pode receber outras conquistas, sendo uma delas a coroa.

A coroa é por ter o melhor desempenho em algum segmento. Ou seja, elas são dadas ao atleta mais rápido até o momento na tabela de classificação. Além disso que existe somente dois tipos de coroas que ficam expostas no perfil:

  • KOM/QOM – Rei/ Rainha da Montanha
  • CR – Registro de Curso

O troféu é concedido quando você chega perto do topo em uma tabela de classificação geral de um segmento. Existem troféus para os esforços de todos os tempos do 2º ao 10º lugar. 

O Strava também tem o sistema de medalhadas que são dadas para o seu melhor desempenho pessoal em um segmento. Além disso, caso você bater um novo um recorde recebe uma medalha PR, da mesma forma para o seu segundo e terceiro lugar.

A coroa de louro indica que você é a lenda local de um segmento. Porém, para ganhar essa conquista você deve alcançar o segmento mais vezes do que qualquer atleta nos últimos 90 dias.

Heatmaps

Caso queira conhecer e explorar um lugar novo, a função heatmaps reúne os esforços de todos os usuários para criar um mapa de calor que marca quais são as rotas que possuem mais atividade. Ou seja, quanto mais intenso a luz, mais percorrido é.

Cada usuário do assinatura do Strava pode criar seu heatmaps pessoal, que irá mostrar todos os lugares onde andou, correu ou registrou uma atividade em todo o mundo.

Beacon Strava

É sistema de segurança que permite compartilhar em tempo real seu trajeto para alguém te ajudar em casos de emergências. Ou seja, o Beacon gera um link único que você pode mandar para os seus contatos via sms.

Dependendo do sinal de celular a localização é atualizada, aproximadamente, por 15 segundos. Além disso, você pode criar um lista de contatos de segurança que não precisa ter o aplicativo do Strava para acessar. E caso necessário, você pode alterar ela.

Os recursos do Strava passam por várias mudanças trazendo mais inovação e tecnologia para que seus usuários tenha segurança e suporte essencial na hora do seu treino. Ainda mais para um resultado e desempenho positivo.

Apesar de seus benefícios e sugestões de treinos que o Strava concede, é muito importante procurar um médico para saber se tem o sinal verde para colocar em prática os desafios e cumprir as metas. Sendo elas criadas por você ou metas propostos pelo próprio aplicativo.

No Brasil, tem várias páginas, clubes e grupo sobre o Strava onde seus integrantes compartilham seus dúvidas, suas aventuras e experiências. Além disso, você pode encontrar pessoas que tem as mesmas metas e paixão pelo ciclismo igual a você, em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *