Qual é aro ideal para minha bicicleta?

Para escolher qual é o aro ideal para sua bicicleta é super importante saber sobre o que cada um oferece, assim como qual é o trajeto a percorrer. Além disso, seja para andar em uma trilha ou pedalar pela cidade, a decisão deve ser a certa para que não tenha problemas depois.

Os aros possuem vários tamanhos em diversos materiais que vão ser perfeitos para a categoria de percursos que irá fazer. Além disso, a escolha dos aros influência na compra dos pneus desde o formato ao tamanho, quanto a sua postura sobre a bike.

E por ter tantos  aros, pode causar dúvidas de qual é o aro que você precisa. Porém, pensando nisso fizemos esse post para te ajudar a escolher o aro certo para sua bicicleta e sanar algumas de suas dúvidas.

Números de Aros

Aro 16 e 14

Esses modelos de aros entre as idades de 4 a 7 anos, podem ser encontrados em vários modelos que devem ser escolhidos mediante a altura e peso.

Geralmente, os aros são feitos de aço e acompanhados com rodinhas para dar o auxílio para criança que começou a pedalar. Entretanto, o aro 16 tem características para bicicletas maiores, com a estrutura do aro em alumínio sendo algo mais leve e com pneus com câmara de ar.

Aro 20 e 24

Os aros 20 e 24 são comuns nas categorias de BMX por trazer uma mudança mais tranquila nas manobras. Apesar disso, o aro afeta no desempenho e agilidade do ciclista.

Ambas também integram a categoria de aro infantil, entretanto as bicicletas com aro 24 começam a apresentar características bem diferentes para adultos. Além de modelos feitos com materiais diferenciados.

Aro 26

Esse aro é o mais comum em boa parte de bicicleta no mundo, e um dos grandes motivos é que ele oferece velocidade e é leve em comparação a outros aros maiores. Além disso, concede ao ciclista facilidade em diferentes solos.

O 26 é encontrado em alguns modelos de bicicletas para todos o público e estaturas, custo é baixo em grande parte do mercado, bicicletaria e bike shop. Assim como é um dos mais resistentes devido ao diâmetro compacto.

Ele também demanda um pouco de força nas pernas na ultrapassagem de obstáculos devido ao ângulo de ataque. Ou seja, o grau de espaço entre a roda e obstáculo é maior.

Esse aro é só é encontrada em modelos de bicicletas mais simples, urbanas e gravel.

Aro 27,5

Conseguindo cada vez mais espaço no mercado, o aro 27,5 tem características de uma bicicleta 29 e algumas semelhanças com o aro 26. Sendo assim o meio-termo das duas unido o melhor de seus extremos.

Ele é um aro maior do que o aro 26, por isso ele tem uma área de contato com o solo mais, dando mais deslocamento e equilíbrio para o ciclista. Perfeito para curvas fechadas e rápida em trechos de terra, além disso, ele tem mais desenvoltura para manter a velocidade seja qual for o trajeto.

Não é em toda bike shop que você vai encontrar estoque de produtos e aros 27,5. Entretanto, como ele ganhando a confiança dos ciclistas assim como adeptos no mercado, aos poucos as lojas estão oferecendo aros e produtos 27,5

O aro é bastante popular em bicicletas downhill e gravel.

Aro 29

Esse aro tende a ter arrancadas mais lentas devido ao grande diâmetro, mas após ele arrancar não há nada que a segure. Além disso, ele tem maior área de contato com o chão que gera maior equilíbrio e apoio no terreno.

Apesar do seu tamanho, esse aro concede facilidade em buracos que com outros aros seria complicado o caminho. Bem como manter uma grande velocidade sem precisar dar pedaladas de força.

Por ser ótimo em manter a estabilidade, ele é uma ótima escolha para quem pretende pedalar em trilhas, seja profissional ou amador, que precisa de muita técnica e agilidade. Ainda mais porque a distância entre os eixos no aro 29 é maior, e ajuda passar mais fácil pelos obstáculos.

O 29 é bastante popular nas bicicletas MTB atuais por ser ótimo para enfrentar obstáculos como pedras, buracos e galhos, e possuir resistência para essas categorias de trajetos.

Aro 700c

Usados há décadas em bicicleta de estrada, o aro 700c que possui a largura interna que mais estreita. Além disso, o pneu adequado para o aro 700c é mais fino.

O aro 700c tem uma certa fragilidade e leveza o que faz o ciclista ganhar mais velocidade no percurso. Bem como, equilíbrio e menos turbulência.

O aro com formato de bicicleta para estrada como o aro 700c – exceto da ciclocross – serve muito bem para treinos nos asfaltos pela agilidade e pouco peso. Assim como, para passear na cidade já que tem vários modelos de bicicleta com quadros confortáveis.

Seja para trilha ou a passeio, o aro 700c é encontrado em vários modelos de bicicleta como nas bikes de estrada, triatlo, urbanas, gravel, ciclocross e híbridas.

É importante lembrar que não é melhor aro que deve ser escolhido, e sim o melhor para o seu percurso. Sendo assim, ter definido onde irá pedalar é essencial para escolher o aro perfeito para sua bicicleta.

Materiais do Aro

Existem materiais que são os principais na hora de fabricar um aro de uma bicicleta, com o alumínio, o aço e a fibra de carbono que possui vários formatos. Assim como precisa de cuidados.

Alumínio

O aro de alumínio é feito de uma liga especifica, às vezes misturado ao aço e outros metais para dar a leveza necessária ao ciclista. Sendo assim, ele concede uma pedalada mais forte e com bastante resistência.

Alguns modelos intermediários ou tops de linhas vem com ilhós que reforçam o apoio do raio no aro, garantindo mais rigidez para o conjunto. Além disso, ele é ideal para fortes impactos.

O aro de alumínio toma a maioria das categorias e é indicado tanto para passeios longos, tanto para trilhas, ciclos de viagens e outros. Esse material é bem resistente a desgaste e tem um custo bem mais baixo em bicicletas de entrada, sem perder a segurança e rendimento.

Aço

Após décadas no mercado, o aço de carbono ainda é encontrado em modelos de bicicletas de entrada. Mais pesado que os outros materiais por ser feito com uma liga de carbono e outros metais.

Esse aro é ótima opção para quem quer pedalar em rotas urbanas e em trilha de terra bem leve, pois é mais frágil em relação a impacto. Além disso, o material tem potencial para ser foco em ferrugem, por isso em caso de escolha deve redobrar os cuidados com o aro.

Fibra de Carbono

A fibra de carbono é um material que é mais resistente e mais leve que o alumínio, o que acaba sendo de custo elevado. Além disso, o material pode ser manipulado de várias formas na hora da sua fabricação.

Os aros em fibra de carbono possui em formatos aero, arredondadas, achatadas ou são totalmente fechados. Contudo, ainda tem alguns aros que se ajustam com alumínio em suas pistas de freios, por isso é sempre bom verificar sobre cada um antes de comprar.

O material é leve e buscado por ciclistas mais exigentes e profissionais. Ainda mais sendo perfeito para andar em trilhas moderados e de alto nível, competições de moutain bike, treinos ou provas de road bikes por sua leveza ajudar na performance.

Bike Fit

Após escolher o aro ideal para sua bicicleta, deve antes que você saia pedalando você faça um bike fit evitando assim problemas futuros na sua bicicleta. Bem como, evitando problemas para sua saúde.

O bike fit faz ajuste precisos na bicicleta para que ela esteja alinhada ao seu corpo. Ou seja, às duas estando em um movimento e alinhamento único.

O serviço deve ser feito apenas com um profissional que irá fazer as medições do seu corpo e dos equipamentos para saber o que e o quanto ajustado é para que tenha o total desempenho no seu trajeto. Assim como melhorar a sua experiência no pedal e ergonomia no percurso evitando lesões.

No bike fit pode ter mudanças e ajustes de algumas peças como o avanço no guidão, nos pedais, selim, trocadores, manetes de freios e outra peças. Por isso, é super importante que ele seja feito com um profissional de confiança.

Assim como a revisão do processo após um período do tempo, já que assim que o corpo muda o alinhamento com a sua bicicleta também.

Johnny Lin

Johnny Lin Bike Shop fica situada no Butantã em São Paulo, é uma loja especializada que tem o que você quer e precisa desde a bicicleta ideal, como acessórios, peças, equipamentos e assistência.

Revendedora autorizada pela Specialized, a loja conta com uma linha de produtos de alta qualidade e resistência. Ainda mais com todo conforto e tecnologia que a marca tem a oferecer.

Johnny Lin Bike Shop tem um espaço para café perfeito para encontro antes ou depois do trajeto no pedal pelas ruas de São Paulo. Além disso, a loja também dispõe de chuveiros para os clientes que precisam trabalhar ou tem algum compromisso depois da corrida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *